Arquivo do blog

sábado, 29 de julho de 2017

Os maiores mitos relacionados a Low Carb

      Olá pessoal, lá vamos nós outra vez, tentar acabar com o medo e também dúvidas que são plantadas na nossa cabeça! Ainda mais no começo, quando tudo é novidade, ou você decide mostrar que tem muita opinião, ou então, acaba ficando cheio de “caraminholas” na cabeça, sem ter certeza se está no caminho correto!
          Porém, basta você entrar no estilo de vida Low Carb, que irá ver que está no rumo certo, as mudanças são inúmeras e maravilhosas! Mas, vamos lá desconstruir o que sempre ouvimos para justificar o que é visto como erro, na escolha do Low Carb!
  • Você vai adoecer por falta de nutrientes e alimentos saudáveis
    Essa é uma balela e tanto! Como eu já disse por aqui, de que forma você vai adoecer ou ficar desnutrido só se alimentando de gorduras naturais, vegetais e proteínas. Temos que ter em mente que Low Carb não é No Carb! Conseguimos sim ingerir vários tipos de legumes, vegetais e sementes sem ultrapassar 50 gramas de carboidratos ao dia. E isso não quer dizer que serão poucas quantidades, boa parte das vezes não é. Em Low Carb, pode-se comer até sentir que chegou à saciedade, dentro de tudo que é permitido conforme suas metas, é claro. Sem contar que uma alimentação com níveis baixos em carboidratos trás inúmeros benefícios à saúde, já demonstramos aqui, resultados positivos com relação a obesidade e diabetes tipo 2.
  • Estilo de vida difícil de manter
    Algumas pessoas acham o Low Carb impossível de manter, por restringir alguns alimentos ricos em carboidratos. Para algumas pessoas pode realmente ser difícil, mas o hábito faz tudo ficar mais fácil. E tem outra questão aqui: por que crucificar apenas o Low Carb, quando nos outros estilos de alimentação e dietas, há sempre algum grupo de alimentos sendo restringido?! Muitas dietas focam em contar calorias, no Low Carb não; você se alimenta até a saciedade, sem ficar neurótico por conta das calorias ou pontos. Outra coisa a ressaltar aqui é: Low Carb não é “modinha”, pois, senão não haveriam estudos científicos de relevância, demonstrando os benefícios deste estilo de vida. Sem contar que já vi alguns casos de pessoas que estavam vendo como a última saída a cirurgia bariátrica, e conseguiram reverter a situação apenas mudando o estilo de vida!
  • O seu cérebro precisa de carboidratos para funcionar
    Ah, você vai perceber seu raciocínio ficar lento...”rsrs Há quem acredite que o cérebro se alimenta apenas de glicose, e que precisa de pelo menos 130 gramas de carboidratos ao dia para funcionar direito! Porém, este é outro mito, porém, com pinguinhos de verdade, há sim algumas células que não usam nenhum combustível a não ser os advindos dos carboidratos. Porém, há outras partes do cérebro que não precisam de 1 grama sequer de glicose para funcionar!
    A verdade é que, nosso cérebro pode sim funcionar perfeitamente, mesmo com zero carboidrato, graças a glicogênese, processo metabólico que ocorre no fígado, onde a glicose é produzida a partir de compostos que não sejam carboidratos, por exemplo, proteínas. Este processo pode ser chamado de “formação de novo açúcar”, que mantém seu cérebro funcionando muito bem, inclusive em períodos de jejum.
  • Seu desempenho físico vai piorar
    Pelo fato de atletas geralmente ter suas dietas ricas em carboidratos, há o mito de que uma alimentação de baixo carboidrato pode piorar o desempenho físico. Isso realmente pode acontecer no início, pois seu organismo precisa aprender a queimar gordura no lugar do carboidrato para gerar energia, feito isso, tudo começa melhorar. Inclusive, há estudos afirmando que alimentação com baixos níveis de carboidratos são favoráveis quanto ao desempenho físico, principalmente relacionado a exercícios de resistência, mas, como dito anteriormente, é necessária a adaptação a este estilo de alimentação.
  • Esse tanto de gordura vai fazer mal pro seu coração
    Mito! No Low Carb, nos alimentamos apenas das gorduras naturais dos alimentos. Sim, é uma alimentação rica em gorduras saturadas e colesterol, mas como já escrevemos aqui no blog, não é esse tipo de gordura que aumenta o risco de doenças cardíacas. E, como diz o Dr. Lair Ribeiro “o que te engorda não é a gordura que você come, e sim o carboidrato!”. Aliás, nessa última semana até o Silvio Santos (quem diria, hein?!), deu uma “mini aula” sobre uma alimentação Low Carb a uma participante do “Roda a roda”.rsrs
    Como já dissemos aqui, tudo tende a melhorar: glicemia, triglicerídeos, pressão arterial e o colesterol bom (HDL); e em média, os níveis do LDL (colesterol mau) não aumentam.

       Com isso, vou encerrando, pessoal, espero tê-los ajudado a ver que nem tudo o que falam por aí contra o estilo Low Carb é verdade. A única verdade que vejo hoje, é que o Low Carb salvou nossas vidas, nos deu vida nova e ânimo para melhorar cada dia mais, e também, ajudar a quem precisa mudar de vida, assim como nós mudamos! Sucesso a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário